A mais recente novidade da Waves Audio é o plug-in de efeito de simulação de microfones “vintage”, denominado The Kings Microphones. Trata-se de um plug-in que reproduz a captação dos famosos microfones criados expressamente para a coroa britânica nos anos 20 e 30 do Século XX, e que foram usados pelo Rei George V, George VI e pela actual Rainha Elizabeth. Entre os microfones reproduzidos está o modelo original usado por George VI nos eventos que inspiraram o filme “The Kings Speech”, galardoado com o Óscar do melhor filme em 2011. Este plug-in assinala também a colaboração entre a Waves e os lendários estúdios Abbey Road Studios, depois de os seus responsáveis os descobrirem nos cofres da EMI. |
Quem já viu o filme “O Discurso do Rei” (The Kings Speech) recorda-se seguramente dos microfones circulares, com um aspecto “retro” que aparecem nas cenas do discurso e que eram efectivamente os microfones usados pela casa real nos seus comunicados transmitidos pela rádio assim como nas suas aparições e comunicações em público. Estes microfones únicos foram criados exclusivamente para uso pelos monarcas, mas agora a Waves criou versões virtuais modeladas dos originais, disponíveis no novo plug-in de efeitos “The Kings Microphones”. Na prática, trata-se de simular a curva de resposta em frequência destes microfones únicos, num plug-in disponível para Mac e Windows, onde foram fielmente modeladas as características dos microfones usados pelo Rei George V, George VI e pela actual Rainha Elizabeth. Cada um destes três microfones únicos foram criados entre 1920 e 1930 e estavam afinados especificamente para o monarca da altura, sendo o primeiro o do Rei George V, o segundo o do Reio George VI – retratado no filme pelo actor Colin Firth – e o terceiro criado para a Rainha Elizabeth que, na prática, foi quem abandonou a prática de falar exclusivamente por estes microfones “reais”. Os microfones são peças criadas pela engenharia britânica da época, com a melhor tecnologia disponível então, sendo ricamente decorados a ouro, prata e brasões cromados e usando materiais típicos dessa era. Aquilo que tornava cada um destes microfones numa peça única era o facto de, para além do aspecto distinto, terem sido afinados especificamente para a voz de cada um dos reis, nomeadamente em termos de resposta em frequência. E foi exactamente isso que a Waves modelou neste plug-in permitindo recriar essas curvas de resposta única, acrescentando ainda três parâmetros de efeito de proximidade para cada um dos três microfones. O interessante é que estes três microfones estavam guardados nos cofres da EMI (a empresa que os criou sob encomenda da família real), nos arredores de Londres, onde foram descobertos por Peter Cobbin, veterano técnico de som dos Abbey Road Studios, que os foi buscar para gravar a música e alguns dos diálogos do filme – sendo essa a primeira vez que os microfones foram usados sem ser por alguém da família real. Os microfones foram restaurados e foram usados para gravar o som que ouvimos no filme, o que levou a equipa de Abbey Road a querer explorar ainda mais todo o seu potencial. Foi também Peter Cobbin que trabalhou directamente com a Waves no desenvolvimento deste plug-in e é o próprio que explica a ideia. “No ano passado, tive a oportunidade fantástica de usar os microfones construídos expressamente para a família real enquanto gravámos a banda sonora do “The Kings Speech”. Foi extremamente emocionante saber que estávamos a trabalhar com o microfone original usado pelo Rei George VI, o personagem principal neste filme. Por isso achei que seria interessante e inspirador poder ter estes três microfones disponíveis nas nossas sessões de gravação. Estes microfones reais são o produto do trabalho de artistas exímios”. Depois do filme terminado, Cobbin teve a curiosidade de experimentar os microfones com outras fontes de sinal, tal como baterias, guitarras e sintetizadores, tendo experimentado as captações a distâncias diferentes. Foi assim que descobriu que estes microfones produziam efeitos únicos, tipo filtro, inspirando a eventual colaboração com a Waves. Claro está, com o filme “O Discurso do Rei” a ganhar o Óscar da Academia como “melhor filme”, a Waves e os Abbey Road Studios decidiram criar uma versão comercial deste plug-in, seguindo o conceito de processamento solicitado originalmente pelos estúdios. Este projecto assinala também a primeira colaboração entre a Waves e os Abbey Road Studios, depois de a actual empresa que detém os estúdios ter decidido começar a criar versões em software de alguns dos seus equipamentos mais interessantes, desde instrumentos musicais a processadores, em colaboração com diferentes fabricantes de software. O plug-in de efeitos “The Kings Microphones”, mais do que simplesmente recriar as características únicas destes microfones, permite-nos dar uma característica distinta, “vintage” e “lo-fi” a qualquer tipo de sinal que for processado com ele, desde vozes a bateria, para além de ser uma excelente ferramenta para tratar diálogos onde se pretende um som de época. Com os parâmetros de proximidade de captação disponíveis em cada modelo – Close (5 cm); Ambient (40 cm); e Natural (resposta natural do microfone) – é possível obter um resultado extremamente interessante com diferentes tipos de sinal, ajudando a distingui-los numa mistura, por exemplo. O plug-in está disponível em formato RTAS, AudioSuite, VST, AU e Waves SoundGrid e todos os modos de processamento funcionam em Mono ou Estéreo. Cada um dos microfones modelados tem características únicas, sendo o modelo de George V um microfone de cápsula de carbono contida num corpo de mármore, desenhado por Marconi-Reisz por volta de 1925. Os microfones de George VI e da Rainha Elizabeth foram baseados no modelo EMI CPM201 e datam dos anos 30, tendo sido desenhados com um diafragma de PVC que tem um formato cónico, assumindo-se que a sua aplicação principal eram essencialmente os discursos em público, no exterior, sendo mais robustos do que os típicos microfones de fita usados então. Este plug-in Waves/Abbey Road está disponível por cerca de 99 dólares. Distribuição: www.audiopro.pt Estes microfones únicos foram criados exclusivamente para uso pelos monarcas britânicos da sua época. Cada um destes três microfones estava afinado especificamente para o monarca da altura, sendo o primeiro o do Rei George V, o segundo o do Reio George VI – retratado no filme pelo actor Colin Firth – e o terceiro criado para a Rainha Elizabeth que, na prática, foi quem abandonou a prática de falar exclusivamente por estes microfones “reais”. Os microfones são peças criadas pela engenharia britânica da época, com a melhor tecnologia disponível então, sendo ricamente decorados a ouro, prata e brasões cromados e usando materiais típicos dessa era. O modelo de George V é um microfone de cápsula de carbono contida num corpo de mármore, desenhado por Marconi-Reisz por volta de 1925. Os microfones de George VI e da Rainha Elizabeth foram baseados no modelo EMI CPM201 e datam dos anos 30, tendo sido desenhados com um diafragma de PVC que tem um formato cónico, assumindo-se que a sua aplicação principal eram essencialmente os discursos em público, no exterior, sendo mais robustos do que os típicos microfones de fita usados então. |
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Waves em colaboração com os Abbey Road Studios criam o plug-in The Kings Microphones
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário