sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tascam e Antares criam o processador de vozes TA-1VP com auto-afinação


Um dos lançamentos mais importantes deste ano para a Tascam é o novo processador vocal TA-1VP, desenvolvido em conjunto com a Antares Audio Technologies. Trata-se de um sistema DSP que permite explorar os famosos algoritmos Auto-Tune para correção de afinação em tempo real ou para duplicar as vozes, criando efeitos de coro. A tecnologia da Antares já torna este processador TA-1VP extremamente interessante mas a Tascam acrescentou-lhe outras coisas, tal como uma implementação dos algoritmos de modelação de som a válvulas e modelação das características de captação de diferentes microfones, diretamente nas entradas do equipamento, compressão, gates, de-esser e equalização, o que o torna numa ferramenta útil também em estúdio.
 
A Tascam e a Antares Audio Technologies colaboraram neste projeto de criação do processador TA-1VP Vocal Processor, uma unidade hardware que ocupa apenas 1U de bastidor mas que é capaz de dar uma dimensão completamente nova ao processamento de vozes, seja em espetáculos, em estúdio ou até mesmo para usar em uma cerimônia religiosa, segundo destaca a própria Tascam.

Afinal de contas, a Tascam é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamento áudio profissional – sendo uma divisão do gigante TEAC Corporation – e produz desde gravadores de áudio a mesas de mixagem e... afinadores. Sim, a Tascam é um dos maiores fabricantes de afinadores para instrumentos musicais, tendo até modelos recentes que funcionam a energia solar.

Pelo seu lado, a Antares Audio Technologies é o líder mundial no desenvolvimento de ferramentas únicas de processamento de voz, tendo revolucionado este tipo de aplicação com a sua tecnologia de correção de afinação Auto-Tune, que a marca está agora expandindo a outras áreas, tal como a guitarra.

O processador Tascam TA-1VP usa a nova versão Evo do Auto-Tune da Antares, implementada diretamente em DSP, permitindo o processamento em tempo real da correção da afinação e a duplicação do sinal de voz. Mais importante, para uso em estúdio, a Tascam implementou também os algoritmos de modelação de circuitos a válvulas e modelação de microfones que a Antares já tinha e aplicou-a diretamente às capacidades de controle de som nas entradas de microfone (XLR com alimentação phantom) e de sinal de linha do TA-1VP.

Desta forma, o TA-1VP transforma-se em um processador completo para quem queira criar efeitos determinados em canções, ao mesmo tempo que pode ser usado como plataforma base para se criar um som de “assinatura” para a voz.

Isto é muito importante para um vocalista que atua frequentemente em espaços completamente diferentes e por isso usa uma escuta auricular, porque dessa forma consegue-se ter sempre um tipo de “ambiente” vocal equiparado ao que foi usado em estúdio na gravação dos temas que são uma referência também para a audiência.

Além disso, a Tascam aumentou o valor deste processador integrando ferramentas básicas mas úteis de compressão, Gates, de-esser (redução de sibilantes) e equalização, as quais podem ser aplicadas a qualquer uma das entradas.
A interface de painel deste equipamento tem um display de funções, teclas iluminadas e medidores para tornar fácil entender o que a máquina está fazendo, mesmo no ambiente escuro de palco.

Para facilitar a vida de usuários menos experimentados, a Tascam integrou uma série de programas de fábrica e memórias de programação. Assim, em algumas situações podemos simplesmente usar os programas de fábrica, tal como na tal situações em celebrações religiosas, onde aquilo que queremos é transformar um coro de “beatas” e adolescentes contrariados em um coro angelical de grande dimensão, enquanto as memórias servem para o técnico de som em estúdio deixar salvo o seu trabalho, o qual poderá ser recuperado pelos artistas em qualquer atuação, mesmo que não tenham ninguém técnico com eles.

O controle remoto desta unidade é possível em tempo real, via MIDI, o que significa que o próprio cantor pode mudar de programa através de um pedal ou do seu iPad onde está lendo as letras ou pautas.

Vale lembrar que o Tascam TA-1VP é, até ao momento, o único processador de áudio em hardware disponível no mercado com a tecnologia Auto-Tune, permitindo fazer correção de afinação em espetáculos e qualquer ambiente onde seja importante ter processamento direto em tempo real. Em estúdio, o TA-1VP dá-nos toda a capacidade de edição de detalhes que poderemos necessitar para um trabalho mais cuidado. A simples inclusão da tecnologia de modelação de microfones da Antares, que permite obter uma grande variedade de efeitos de captação em proximidade com diferentes tipos de cápsula, tudo a partir do nosso microfone de preço econômico, já vale o preço deste processador. A saída digital em S/PDIF é de certeza bem vinda neste ambiente.

www.tascam.com
Distribuição: quanta.com.br/avpro

João Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário