quinta-feira, 19 de maio de 2011

Midas Pro3 instalada na Torre Eiffel


Um sistema de mixagem digital Midas PRO3 foi instalado no primeiro andar da famosa Torre Eiffel, na sala Gustave Eiffel, permitindo assim melhorar as capacidades deste espaço que recebe anualmente inúmeros eventos ao vivo. Trata-se de uma sala com capacidade para 300 pessoas que acolhe regularmente todo o tipo de eventos, desde concertos a seminários e apresentações de empresas, bastante usado também para algumas emissões especiais de televisão. Apesar de ter uma vista deslumbrante sobre Paris, a sala Gustave Eiffel não dispõe de muito espaço interior para a equipe técnica, razão pela qual a dimensão compacta da Pro3 foi tida em conta, juntamente com a sua enorme capacidade ao nível de entradas e todo o processamento de sinal integrado, permitindo mixar e até gravar os concertos de grande responsabilidade que ali decorrem.

A sala Gustave Eiffel, situada no primeiro andar da famosa Torre Eiffel em Paris recebeu uma Midas Pro3 como peça central do seu renovado sistema de som ao vivo, servindo de suporte também para gravação e possíveis emissões broadcast. A sala, com capacidade para 300 pessoas é um local que costuma receber eventos de música ao vivo muito especiais, assim como seminários e conferências de negócios, sendo um espaço panorâmico, com uma vista de 360º sobre a cidade-luz.

Com as atuais normas de segurança extremamente rigorosas que abrangem todos os acessos públicos e áreas técnicas da Torre Eiffel, este tipo de sala tem que estar preparada para responder a qualquer necessidade não sendo frequente que seja autorizada a entrada de equipamentos vindos “de fora”.

A mesa, instalada pelo fornecedor francês EVI Audio, foi recebida com bastante satisfação por parte dos responsáveis do espaço. “Para um local destes, tínhamos de ter o melhor”, diz Alain Phillipon, o técnico de som residente da Torre Eiffel nos últimos oito anos e que anteriormente tinha uma Midas Heritage 1000 ao seu serviço. “Queria a versatilidade do digital porque temos muitos eventos, diferentes uns dos outros, sempre acontecendo, de forma que necessitávamos de muita flexibilidade. Mas queria ao mesmo tempo manter a qualidade sonora da Midas. A Pro3 mostrou-se a solução ideal”.

Quando a Pro3 ficou instalada, a equipe técnica de som entrou em estágio e treinos, utilizando o novo sistema para vários testes, incluindo um concerto ao vivo e sessões de gravação. “A equipe achou a mesa muito simples de entender” diz Phillipon, “a arquitetura do sistema está bem desenhada, simplificando as funções de FOH. E o som é limpo e quente, tal como se pretendia. Agora estamos prontos para tudo”.

O responsável técnico gostou especialmente da facilidade de utilização, do desenho ergonômico e da forma como a Pro3 permitiu a passagem do analógico para o digital. Outras das grandes vantagens que indica são o pacote de efeitos interno, a equalização e os dinâmicos que tornam este console extremamente completo, mas flexível e móvel, permitindo maximizar lay-outs e set-ups definidos por clientes. Para flexibilizar ainda mais o sistema foram instalados dois sistemas modulares de entradas/saídas DL451, permitindo assim interligar e controlar as salas de várias formas remotamente.

“Para o ano que vem vamos reformular totalmente o espaço, e sei que a Midas Pro3 vai ser uma parte integrante e uma das mais importantes no futuro”, finaliza Phillipon.

António Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário