“É preferível ser o primeiro a ser o melhor”
Sem propaganda qualquer empresa desaparece. A frase acima, encontrada no livro “As 22 consagradas leis do marketing”, de Al Ries, permanece mais atual que nunca. Ter uma eficiente estratégia de encontrabilidade traz profundas implicações para o cotidiano de uma empresa, sejam os concorrentes melhores ou não. Ou alguém discorda que uma empresa que investe em propaganda receba menos telefonemas e e-mails de clientes que uma empresa que se diz melhor mas todos ficam esperando as coisas acontecerem. As coisas não acontecem, não…
Se o objetivo de toda empresa é vender seus produtos e serviços quanto mais conhecida melhor. E você dificilmente alcançará este objetivo se não fizer algum tipo de divulgação do seu negócio. Os consumidores em potencial só vão se transformar em clientes de verdade depois de conhecerem o que sua empresa tem a oferecer. Afinal, não adianta você ter um produto ou serviço excelente, o melhor da região, se o pessoal que vive nas proximidades não sabe disso.
O objetivo de um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um produto ou serviço com o qual trabalhe. Divulgar sua empresa não é simplesmente fazer anúncios em jornais, rádio, TV, internet ou mala direta. Ao contrário, é um processo que requer alguns conhecimentos básicos sobre o cliente, para que seja o mais eficiente possível sobre a escolha correta do veículo de comunicação para a empresa, de forma a atingir seu público-alvo com maior precisão. E por isto que o auxílio de um profissional da área é essencial, principalmente para verificar as vantagens e desvantagens dos principais veículos, orçar e pesquisar custos x benefícios, criar impressos criativos, arte-finalizar profissionalmente os impressos etc. Por exemplo: para uma campanha em rádios, a agência prepara um briefing, se reúne com uma Produtora de Áudio para passar do que se trata a campanha, é definido um texto para o Spot Comercial, a letra para um Jingle com uma música certa, ou um texto de locução junto a uma Trilha Comercial para que todo o som que o ouvinte escute seja absorvido.
Investir em publicidade e em marketing é mais do que obrigatório para a saúde de sua empresa e negócios. Existem muitas dúvidas perante a real função da propaganda. Procurar uma agência de publicidade ou estúdio não é gastar. Ao contratar um profissional ou agência, você estará encarando a divulgação e imagem da sua empresa profissionalmente. Gastos são compras sem retornos. Já o investimento é aplicar em algo e estar sujeito a um retorno igual ou muitas vezes maior do que se foi investido.
Investir em propaganda e marketing não é caro. Devemos analisar que a consultoria em marketing e propaganda serve para manter a saúde da sua empresa, portanto é um trabalho que serve para te auxiliar e conquistar novos clientes. E principalmente, estar atento ao mercado, concorrência e mídia.
Também, além de veicular os seus anúncios, você pode utilizar outras formas para divulgar sua empresa. E se a empresa tiver um estúdio ou agência de propaganda melhor ainda. A agência indicará e estudará aonde investir. O estúdio pode criar peças para uma promoção, participar de uma feira ou de uma exposição, patrocinar um evento cultural ou esportivo. O ideal é ter um apoio contínuo de uma agência para que lhe auxilie. E com este auxílio você diversifique os seus investimentos, sem concentrar a sua verba de divulgação num só tipo de ação.
Atualmente (seja você funcionário ou proprietário de uma grande, média ou pequena empresa) o “sem gastar muito” é quase que uma regra. Os custos e encargos estão altíssimos e com isto ninguém quer desperdiçar. Diria que para pequenas e médias empresas nada mais indicado do que estúdios e agências voltadas para pequenas e médias empresas. E a “comunicação dirigida” é a ação mais indicada para pequenas e médias empresas. Isto é, comunicar-se com um público dirigido. E com isto tentar atingir as pessoas certas, de acordo com as suas necessidades.
por: Eduardo Fontes Costa Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário