terça-feira, 10 de maio de 2011

TUDO SOBRE MICROFONES



Algo muito comum entre os músicos é a busca por uma boa sonoridade em equipamentos. Porém, muitos se esquecem de que a escolha de seu microfone é um fator extremamente importante para alcançar bons resultados. Para escolher o microfone mais adequado ao seu trabalho musical, é necessário que fique atento a algumas noções básicas de seu funcionamento, de forma que seja possível identificar as diferenças existentes entre os diversos modelos encontrados no mercado.

Condensadores e Dinâmicos Existem dois tipos muito comuns de microfones: o dinâmico e condensador. É preciso entendê-los um pouco para saber qual trará melhores condições e resultados. O microfone dinâmico possui uma bobina presa a um diafragma, que se movimenta de acordo com as ondas sonoras emitidas. Esse movimento ocorre paralelamente a um ímã, que induz uma voltagem elétrica na própria bobina, proporcional ao som captado. Esse tipo de microfone é o mais fácil de se trabalhar e é indicado aos diversos estilos musicais, desde rock até MPB.

Já o microfone condensador é baseado no princípio do capacitor, em que não se necessita de uma bobina, tornando-o muito mais sensível em relação ao dinâmico. Nesse tipo de microfone, o diafragma se move com as ondas sono, paralelamente em relação a uma placa fixa (back plate), de forma que a distância entre elas resulte numa voltagem elétrica proporcional ao som captado. É importante dizer que, por não possuir uma indução magnética gerada por um ímã, o microfone condensador precisa ser alimentado por uma voltagem externa chamada phanton power (energia fantasma). É necessário ficar atento na escolha do seu microfone, pois o microfone condensador é mais indicado para trabalhos em que não haja muita pressão sonora, como bandas acústicas, por exemplo. Também pode ser usado para diversos estilos.

Padrão polar

O Padrão polar é outro detalhe importante que deve ser considerado ao escolher um microfone, tanto dinâmico quanto condensador. Este está sempre indicado na embalagem do microfone, pode variar geralmente entre cardióide, supercardióide ou hipercardióide. O padrão de polaridade é a forma como cápsula de um microfone capta o som em sua circunferência externa, variando a capitação desde a lateral até o centro do globo. Quanto mais direcional (hipercardióide), maior será a necessidade do vocalista de se manter concentrado em cantar no centro do globo de seu microfone. Porém, preciso lembrar que, quanto maior a direcionalidade de seu microfone, menor será a chance de microfonia, facilitando um trabalho com maior pressão sonora.

Resposta de freqüência

A resposta de freqüência de um microfone também pode ser encontrada na própria embalagem, servindo para mostrar como funciona sua capitação em relação às diversas notas emitidas. O ouvido humano consegue identificar os sons presentes nas freqüências de 20Hz até 20KHz. Dessa forma, o microfone que possuir a resposta de freqüência mais extensa ou mais próxima disso possuíra uma tendência de conseguir uma melhor reprodução do som emitido. A maioria dos microfones existentes no mercado corresponde até 15KHz, portanto, procure por aqueles que ultrapassem essa faixa, chegando até 20KHz, como os da marca AKG, por exemplo. Isso lhe proporcionará um som mais brilhante.

Microfones sem fio

É importante afirmar que todas as características citadas anteriormente podem ser igualmente aplicadas a microfones sem fio. A vantagem que um microfone sem fio traz em relação ao convencional é a mobilidade que ele proporciona, e não uma qualidade sonora superior. Pelo contrário, em casos de sistemas de baixa qualidade, o timbre do microfone sem fio pode acabar soando de forma muito inferior ao com fio. Na realidade, o sistema sem fio sofre uma pequena perda na qualidade de sonora, devido à maior complexidade em sua transmissão.

Para escolher o sistema sem fio mais adequado ao seu trabalho, é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como: tipo de transmissão, alcance, número de freqüências e números de antenas. Existem dois tipos de transmissão em sistemas sem fio: A UHF (Ultra High Frequency) e a VHF (Very High Frequency). Não é novidade dizer que a primeira possui uma transmissão melhor e que dificilmente trará problemas. O alcance de seu sistema deve ser levado em conta quando você realmente necessitar de uma longa distância entre o microfone e sua base, pois um grande alcance não significa uma grande qualidade sonora. Geralmente, as bases com duas antenas possuem uma transmissão melhor, pois elas estão sempre variando entre aquela que está com a melhor captação de freqüência no momento.

Um ponto importante a ser observado em um sistema sem fio é a disponibilidade de mudança de freqüência. Nesses sistemas, a pessoa poderá optar pela freqüência que estiver com a melhor transmissão, dependendo do local onde se encontra. Aquele que possui muitos sistemas sem fio ligados no mesmo palco provavelmente precisará de sistemas de multifreqüências para que não haja interferências entre seus microfones.

Orientações na hora de comprar o seu microfone

Você deve saber qual será a principal utilização de seu microfone, deve-se analisar também qual o resultado que você deseja alcançar. Para isso vale a pena refletir sobre as seguintes perguntas:

Qual seu estilo de música?

Quanto quer gastar?

Qual a necessidade de um sistema sem fio?

Qual sua freqüência vocal? Grave, média ou aguda?

Cada microfone possui uma timbragem diferente, o que você só perceberá testando. Portanto, sempre peça ao vendedor que o deixe testar diferentes modelos, para então decidir de qual gostou mais. Lembre-se de que uma voz mais aguda necessita de microfone com maior brilho nos graves e vice-versa, pois a intenção é realçar aquilo que você não possui em destaque. É importante falar que cada voz pode se adaptar ao timbre de um microfone de forma diferente. Assim, comprar o mais caro não significa lhe trará o melhor resultado.

Vale a pena conferir a faixa de freqüência, para buscar aquele com maior resposta entre 20Hz e 20KHz. Cuidado na escolha de microfones condensadores, pois elas podem mostrar os erros do cantor. No caso de sistemas sem fio, recomendo os multifreqüênciais, ao usar mais de três sistemas ao mesmo tempo. Pense na pressão sonora que sua banda está acostumada a trabalhar. Se for um som muito pesado, prefira os microfones dinâmicos e direcionais. Em caso de sons mais limpos, os condensadores poderão trazer um resultado melhor. As melhores marcas de microfones encontradas no mercado são: Sennheiser, Behringer, Shure e AKG.

FGO. FABRÍCIO PEIXOTO (CRFA 11766SP/T-PA)

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