Alguém ainda se lembra de um programa chamado Fruity Loops? Pois é ... Por causa de um processo entre a empresa Image Line que detinha esta popular DAW e sequenciador e a Kellogs, o programa passou a chamar-se apenas FL Studio e quase passou ao esquecimento... ou não. Agora a Image Line anuncia o lançamento do FL Studio Mobile para iPhone, iPod Touch ou iPad, criando mais uma solução DAW completa para iOS, neste caso já compatível com o novo teclado controlador Akai SynthStation 25. Com o FL Studio Mobile podemos criar projetos multipista, trabalhar com um sequenciador de 99 pistas com editor rolo de piano e exportar o trabalho para a versão desktop do FL Studio e concluir o processo.
Dessa forma, podemos começar a produzir um novo tema sempre e quando nos apetecer.
A empresa Image Line é uma produtora de software criada em 1994 que cresceu rapidamente ao longo de uma década, graças ao esforço de uma talentosa equip de programadores que ajudou a criar o FL Studio, uma Digital Audio Workstation para Windows que foi durante muito tempo um dos mais acessíveis e completos programas no mercado. Baseando-se num poderoso sequenciador com suporte de plug-ins VST, DX e ReWire, o FL Studio possui a sua própria arquitetura de plug-ins e sempre beneficiou de uma política de atualizações gratuitas que ajudaram e bastante à sua popularidade.
Posteriormente, a Image Line criou outros programas, tal como o software para DJ, Deckadance, uma aplicação de mix que pode funcionar como programa autônomo ou diretamente suportado num hospedeiro VSTi, suportando qualquer plug-in de efeitos ou sintetizadores VST e funcionando com qualquer controlador MIDI e sistemas de vinil e CD com codificação de controle.
Além disso, a Image Line produz uma gama completa de plug-ins para o seu próprio FL Studio, assim como em formato VST e Audio Units.
Agora, a Image Line anunciou o lançamento do FL Studio Mobile, com o qual podemos criar projetos multipista completos em qualquer dispositivo móvel iOS, representando assim uma importante migração de plataformas para a empresa.
O novo FL Studio Mobile permite-nos começar a trabalhar em um tema novo em qualquer lugar, sendo possível programar linhas melódicas base com um teclado completamente redimensionável – para podermos passar do iPhone para o iPad – assim como na criação de bases rítmicas, com uma série reconfigurável de drum-pads.
Depois, o FL Studio Mobile conta com um sequenciador de 99 pistas, um editor rolo de piano e sequenciação passo a passo, tendo funções de importação e exportação de projetos de e para o FL Studio em PC.
Tal como explicam os responsáveis da Image Line, com o FL Studio Mobile, a única limitação é o tamanho da tela tátil e a nossa capacidade para trabalhar com a ponta dos dedos... pelo menos no que diz respeito ao iPhone e iPod touch.
Entre as funções que justificam experimentar este FL Studio Mobile destacamos a numerosa coleção de instrumentos virtuais, kits de bateria e loops que vêm com a aplicação, a qual inclui 130 instrumentos e 5 efeitos: reverberação, delay, equalizador, modelação de amplificação e filtros.
Uma das inovações introduzidas pela Image Line neste FL Studio Mobile é a capacidade de manipular o pitch bend através do acelerômetro integrado no iPhone/iPad/iPod, ajudando a dar maior expressão quando estamos programando linhas musicais no teclado ou com instrumentos de percussão.
Quando terminamos de programar uma ideia, podemos sempre mixar o resultado para um arquivo WAV ou MIDI, podendo exportar simplesmente o projeto em formato FLM nativo do FL Studio, que é também o formato de importação. A aplicação também permite importar e exportar arquivos diretamente para a biblioteca do iTunes.
Segundo revelam também os responsáveis pela programação do FL Studio Mobile, esta aplicação garante uma latência extremamente baixa, conta com a maior capacidade de polifonia disponível nestas plataformas e foi programada com um sistema de áudio que permite garantir maior longevidade da bateria, o que é bastante importante neste tipo de dispositivos iOS.
Para já, o aplicativo está disponível numa versão específica para iPhone e iPod Touch e outra versão específica para iPad (1 e 2), sendo que a primeira é já suportada pelo teclado controlador Akai SynthStation 25 que possui uma docking station para iPhone/iPod. Presume-se que, assim que esta estiver disponível, será também possível usar a versão do FL Studio Mobile HD para iPad, com o novo controlador SynthStation 49 com dock para iPad...
Os preços promocionais de lançamento destas aplicações são de 14,99 para a versão iPhone e iPod, enquanto a FL Studio Mobile HD para iPad custa 19,99 dólares. Já disponíveis da App Store iTunes.
www.image-line.com
João Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário