terça-feira, 21 de junho de 2011

RØDE Microphones chega ao mercado brasileiro


Dentre as inúmeras novidades que eclodiram no país no último mês, com o balanço final da AES Brasil 2011, destaca-se a chegada de uma nova marca ao mercado de áudio profissional. Trata-se da australiana Rode Microphones.

Chegando ao país para atendar o mercado de microfones e assessórios, a empresa sediada em Sydney e especializada na fabricação de sistemas de captação para estúdios domésticos, de projeto e até profissionais, firmou parceria com a Pinnacle Broadcast para a distribuição de seus produtos. A distribuidora está agora em fase de busca de novas revendas autorizadas para ampliar sua rede dentro dos meios do áudio profissional.

A RØDE Microphones surgiu da Freedman Group of Companies que foi criada em 1967 por Henry e Astrid Freedman depois de terem emigrado da Suécia para a Austrália. A Freedman Electronics foi pioneira na indústria de áudio australiana, envolvida no desenho, fabricação, instalação e serviços na área de vários produtos de áudio. 

Alto-falantes, amplificação e respectiva eletrônica (e microfones) faziam parte do conhecimento e desenvolvimento profissional da empresa dentro do pequeno mercado australiano. A análise, modificação e melhoramento de vários microfones mostrou que dentro da empresa existiam talentos e também ambição para criar produtos de qualidade. Em 1990 foi produzido e colocado no mercado o primeiro microfone RØDE.

Antes da explosão do mercado de gravação “doméstica” eram poucos os fabricantes que faziam microfones de condensador, e os que haviam, apesar da alta qualidade, eram extremamente caros, graças ao mercado diminuto, o que resultava em uma baixa demanda e por consequência altos preços. Os primeiros produtos da RØDE coincidiram com o aparecimento de um mercado muito maior, o dos estúdios domésticos/projeto e pequenos estúdios comerciais. Consciente de que com o uso de tecnologias de ponta, um bom desenho e bons técnicos podia se produzir algo com boa aceitação do mercado, a RØDE decidiu enveredar-se por este caminho.

Sendo hoje em dia um reconhecido fabricante de microfones, com mais de uma dezena de modelos no mercado, a RØDE não parou por aí. Criou uma nova fábrica com aproximadamente 6.500 metros quadrados, perto de Sydney e fez um investimento em torno de 10 milhões de dólares na sua construção e maquinaria.

Distribuição: www.pinnaclebroadcast.com.br

Flávio Bonanome

Nenhum comentário:

Postar um comentário